Galpão das Paneleiras: onde comprar ou fazer panelas de barro

Vamos botar a mão na massa? Ou melhor, no barro?

Afinal, comer moqueca capixaba é ótimo, compra a panela de barro é bom…, mas fazer a própria panela é uma experiência que não tem preço. Quer dizer, tem preço, mas é pequeninho e vale a pena.

14010072_1066737293375888_1129703986_n

As fotos são todas da Lívia Bellotti, do blog Caixa de Viagens

Essa foto acima foi tirada durante o  Pocando no ES, encontro de blogueiros promovido pelo blog Capixaba na Estrada (obrigada mais uma vez, Deivson.  Foi incrível!).   Pelas expressões de alegria dá pra ver que é divertido, né?  E, mesmo que o resultado, às vezes, não saia como esperado, é uma sensação muito gostosa acompanhar a transformação do barro em panela e levar pra casa algo criado por você.

O local é o galpão da associação de paneleiras que fica em Goiabeiras,  Vitória.  É lá que as paneleiras produzem e vendem as panelas –  um ícone da cultura capixaba. O processo de fabricação foi reconhecido como patrimônio cultural Imaterial do Brasil (o primeiro do Brasil! Dei um suspiro de orgulho aqui).

No galpão é possível comprar panelas de todos os tipos, tamanhos e preços, com a garantia de que são feitas dentro do processo correto.  Aqui cabe um alerta: em alguns locais o produto é vendido por preços muito baixos, mas a fabricação não segue os padrões adequados. O resultado pode ser uma panela que solta barro na comida (eca)  ou que acaba esfarelando no seu fogão.

As informações, da obtenção à queima do material, são repassada de geração a geração, há aproximadamente quatrocentos anos.  As paneleiras dominam a técnica e criam arte…  mas, todo mundo pode tentar.  O precinho é justo e pode ser negociado diretamente com a paneleira.  Se estiver em grupo,  vale pedir um desconto especial.14030608_1066737643375853_456181720_n

É um passeio que eu indico para quem pretende comprar, conhecer o processo ou fazer panelas de barro.  É preciso levar em consideração que é apenas um galpão, sem muita estrutura, cheio de panelas.  Tem muito viajante que opta apenas por passar pelo galpão a caminho do aeroporto.  Tem viajante, por outro lado, que reserva um tempinho pra ver a queima e ouvir os “causos” de quem tem muito pra contar.

Duas dicas pra quem pretende fazer a própria panela: dê uma ligadinha antes para combinar. É mais garantido. E reserve os primeiros dias da viagem para a experiência.  Assim, pode deixar a panela secando para que ela passe por todas as etapas do processo e possa ser usada para cozinhar, e não só como objeto decorativo.  Os-blogueiros-fazendo-as-suas-panelas-de-barro-nas-Paneleiras.-Vitória-ES.-e1464715292351

Galpão das Paneleiras:  Rua das Paneleiras 55, Vitória. Tel.:(27) 3327-0519

 

1∫ Pocando no ES - Encontro de Blogueiros no EspÌrito SantoRealização: Capixaba na Estrada

Apoio: Ibis Reta do Aeroporto, Ibis Budget VitÛria, Secretaria de Turismo do ES
Parceiros: Barba Ruiva, Fjorland Ecologia e Turismo, Pedra Azul ecotur, Hotel Ilha do Boi, PlaceOffice, CafË Caramello, Guardian, Guia & Turismo
Blogs Participantes: Comendo Chucrute e Salsicha, Casal no Mundo, In Routes, Marola com Carambola,
Viagem Massa, Guia capixaba, Um olhar novo, Caixa de viagens
Agradecimentos: Restaurante Travoletta, Restaurante Ilha do Caranguejo, Espresso CaffÈ

4 comentários sobre “Galpão das Paneleiras: onde comprar ou fazer panelas de barro

  1. Pingback: 2 anos de Capixaba na Estrada

  2. Pingback: Encontro de blogueiros: Pocando no ES 2 vai ser massa! | VIAGEM MASSA

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s