A influência japonesa na cozinha brasileira

Post Patrocinado

   japones

A miscigenação de culturas no Brasil faz parte do dia a dia de todos os brasileiros. E com a gastronomia, essa miscigenação fica ainda mais evidente.  Vejamos a culinária japonesa, por exemplo, que virou uma febre brasileira de modo que até mesmo os restaurantes não provenientes dessa cultura adotaram alguns pratos japoneses justamente para satisfazer os desejos dos seus clientes. Estamos falando de churrascarias e até dos restaurantes por quilo.

Em alguns lugares do Brasil, como no Estado de São Paulo, por exemplo, há mais restaurantes japoneses do que churrascarias, pois o número de brasileiros que a cada dia se apaixonam pela culinária japonesa vem aumentando a passos largos. Tudo isso graças às adaptações da culinária japonesa ao paladar brasileiro, assim como as formas inovadoras de oferecer a comida japonesa aos novos apreciadores!

A alimentação do brasileiro sofre uma grande influência de vários povos de todos os lugares do mundo. Essa influência veio principalmente dos indígenas, dos portugueses, dos africanos e também dos italianos. Contudo, foi por meio da cozinha japonesa que o brasileiro foi introduzido a novos hábitos alimentares e à uma nova forma na hora de comer utilizando os hashis, , vivenciando a cultura e a etiqueta japonesa durante as refeições.

Essa mudança de hábitos e essa bagagem cultural obviamente trouxeram uma mudança totalmente positiva no cardápio dos brasileiros. Hoje em dia, a feijoada,  que é um prato tipicamente brasileiro, andou  compartilhando a posição de favorita, diante dos milhares de restaurantes de comida japonesas espalhados pelo Brasil. Não só pelo sabor, mas também por conta de preços acessíveis e pela variedade de pratos oferecidos nos rodízios e também pelos pratos à la carte. A cozinha do Japão oferece aos brasileiros pratos muito nutritivos, com poucas calorias e que são receitas recheadas de muito simbolismo e tradição. A manipulação dos alimentos é feita com muito respeito, demonstrando assim uma cultura diferente da cozinha ocidental, pois o povo japonês maneja tais produtos com disciplina e delicadeza.

A influência e a cultura da cozinha japonesa também são um incentivo à mudança de hábitos alimentares dos brasileiros com um aumento evidente do consumo de frutas e legumes. São pratos saudáveis, naturais e leves que não perdem em nada para frituras e carnes gordurosas, pois o sabor da cozinha japonesa é inigualavelmente delicioso. Além disso, vale acrescentar que a culinária japonesa também é muito higiênica em relação aos seus métodos de utilização de utensílios, assim como a manipulação dos alimentos. E um conselho de amigo: não confunda verdadeira cozinha japonesa com qualquer temakeria de fundo de quintal.  Não é à toa que a cozinha japonesa ganhou o registro da UNESCO como o Patrimônio Imaterial da Humanidade, justamente por se tratar de uma culinária feita com ingredientes frescos, saudáveis e o mais alto nível de higiene.

Um comentário sobre “A influência japonesa na cozinha brasileira

  1. Pingback: A influência japonesa na cozinha brasileira - Danisan Sushi DeliveyDanisan Sushi Delivey

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s