Gramado – Rio Grande do Sul

Tem lugar que a gente ama tanto que fica doidinho pra indicar para os amigos, né? Foi o que aconteceu com a Aymée, amiga minha que passou as férias de Julho em Gramado, no Rio Grande do Sul.  Ficou tão encantada com tudo o que viu durante a viagem que postou vários textos no Facebook. Pedi autorização, juntei tudo… escolhi as fotos entre as que postou (tarefa difícil, tanto lugar lindo)… e pronto! Olha aí… sem edição mesmo, pra sentir o clima. Fala Aymée:

A Aymée, o marido e o filho no Lago Negro.

A Aymée, o marido e o filho no Lago Negro.

“Adorei Gramado por vários motivos. Hoje meu filho acordou passando mal e acabamos tendo que levá- lo ao hospital. Hospital público São Miguel Arcanjo. Do momento em que chegamos à recepção pra fazer a ficha, depois esperar a triagem, até o fim da consulta no pronto atendimento passaram 30 minutos. E havia cerca de 12 pessoas na nossa frente. Lembrando que hoje é sábado. Atendimento ótimo. Se fosse na Grande Vitória seria um suplício. Não iam nem querer nos atender pois eu não tenho o cartão do SUS de Otávio, apesar dele ser inscrito. Aqui não foi problema. A recepcionista consultou o sistema na hora com o CPF e encontrou.”

Férias! Quanta felicidade!!

Férias! Quanta felicidade!!

“Outros motivos pra gostar de Gramado: não há animais de rua. Aqui existe um instituto que recolhe os cães sem dono. Os animais são castrados, vacinados, recebem um chip de identificação e são disponibilizados para adoção. Uma vez adotados não podem ser abandonados. Quem abandona um bichinho é identificado e multado.
Também não tem mendigo nem morador de rua. A prefeitura tem um programa que oferece emprego e casa pra quem quer trabalhar na cidade. O município banca 4 meses de aluguel e tenta colocar a pessoa no mercado de trabalho.
Não tem shopping. Mas tudo funciona sábado e domingo. Ninguém reclama. Ninguém quer fechar o comércio…
Em todo lugar que vc vai é bem atendido.”

mini mundo gramado

Ui, que frio!

“Mais sobre Gramado: vi servidores da prefeitura varrendo as ruas no sábado à tarde. Na verdade varrendo folhas, já que ninguém joga lixo no chão. Há lixeiras por toda parte.
As pessoas são muito educadas. Sempre prontas para te ajudar, mesmo pra dar dicas que favoreçam o concorrente no caso do comércio.
Há sanitários públicos limpos. Acreditem. Com sabonete e papel higiênico! Mas se você entrar em qualquer loja e pedir para usar o banheiro, ninguém nega. Na Grande Vitória deixam vc fazer nas calças!”

“Já estamos em Porto Alegre voltando pra casa, mas ainda dá tempo de mais um post sobre Gramado rs.. prometo que será o último.  Deu pra perceber que o gaúcho adora mesa farta. Quando o assunto é comida tudo é exagerado. Essa foto é de um sanduíche de peixe do Skillo Lanches. É enorme. Quase do tamanho do prato raso! O tamanho do X burguer mini é maior que o do Mc Donald ‘s por exemplo.

Será que a Aymée conseguiu comer tudinho??

Será que a Aymée conseguiu comer tudinho??

Ninguém barra o Skillo, mas é normal os sandubas serem grandes em qualquer lanchonete. Outra coisa que adorei foram os restaurantes a kg. A maioria oferece sobremesa grátis, saborosas e de qualidade.
Há restaurantes pra todos os gostos e bolsos. No restaurante Trattoria pedi um tortelli aos 4 queijos pra 2 pessoas, mas quando chegou, decepção: o recheio era de linguiça! Falei com o dono que o recheio não estava discriminado no cardápio e pedi outro prato. Conclusão, Geovanio comeu por dois, eu comi ravioli e o dono não cobrou o meu prato. Recomendo. Aliás, recomendo a viagem a Gramado. Amei. (só não gostei dos vinhos….)”

A região Sul tem vinícolas abertas à visitação em várias cidades. Vale a pena.

A região Sul tem vinícolas abertas à visitação em várias cidades. Vale a pena.

A aymée é uma jornalista que, por enquanto, está optando seguir por outros caminhos. Ela mora em Vitória e é vegetariana. Viajou com o marido Geovanio e o filho, Otávio, em Julho de 2015.

O Viagem Massa também já visitou a região, e todo mundo está louco pra voltar logo. E você, concorda com a opinião da Aymée?

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s