Tempura super fácil

Eu tô ficando metida a besta na cozinha! Ainda não sei fazer nada, mas vou quase pegando o gosto pela coisa. Nesta semana resolvi fazer um tempura pela primeira vez. Grande responsabilidade, já que o marido adora.

O tempura é um clássico da cozinha japonesa. Talvez seja um dos menos saudáveis, por causa da fritura. Talvez os legumes compensem tanto óleo. Se não compensarem, o sabor compensa.comida japonesa

Procurei uma receita bem simples (infelizmente não consigo encontra o vídeo pra colocar aqui pra vocês. Vou ficar devendo 😦 ). É bem simples mesmo!

Tempura de legumes

1 xícara de pimentão verde cortado em tirinhas (240ml)

1 xícara de cenoura cortada em tiras

1 xícara de repolho picado

1 xícara de batata cortada em tiras

1 xícara de vagem cortada ao meio

1 xícara de cebola picada em pedaços médios

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (de chá) bicarbonato de sódio

1 colher (de chá) de sal

1 xícara de água bem gelada

Óleo suficiente pra fritar os tempuras, cobrindo completamente.
ingredientes tempura1

Agora vamos lá! Coloque o óleo para esquentar na panela, enquanto mistura os legumes cortados em uma vasilha grande. Jogue a água bem gelada e o sal, mexa. Bote a farinha, o bicarbonato, e mexa com as mãos até formar uma massa grossa. Se preciso, acrescente mais água ou farinha. Juro que quase parei tudo quando vi que ficou desse jeito aí, abaixo. Achei que estava errado, mas não estava. tempurá

Aí é só formar os tempuras e fritar em óleo bem quente, até dourar. Para formar os “bolinhos” você pode contar com a ajuda de uma colher grande, mas tenha em mente que eles não ficarão bolinhos perfeitos. E não pode ser muito grosso, para a massa não ficar crua no meio. Atenção, o óleo precisa ser muuuuito quente! (pode jogar um palito de fósforo nele, quando acender, está bom). Fique atento também para não queimar, já que a fritura é bem rápida. Tem que servir na hora.

O tempura não ficou tão bonito quanto eu gostaria, mas achei que deu super certo. Ficou bem gostoso e o marido ficou feliz. Na próxima vez, vou cortar as tiras mais fininhas para ficar parecido com o da foto lá no início do texto.

expectativa realidade

Achei uma outra receita na internet, mais elaborada. AINDA não testei, mas farei um dia. Vou colocar pra vocês. Se alguém fizer, me conte o resultado.

Tempura mais chique que o meu

500g de camarão rosa temperado com sal

200g de cenoura

1/2 xícara de vagem

1/2 pimentão vermelho

1 cebola grande

200g de couve-flor

1/2 brócolis japonês

150g de farinha de trigo

3 ovos

Sal e Ajinomoto (glutamato monossódico), a gosto

150g de amido de milho

300ml de cerveja gelada

Coloque uma panela com óleo para esquentar. Misture a farinha de trigo, o amido de milho, os ovos inteiros e coloque o sal e o Ajinomoto. Adicione a cerveja e misture até a massa ficar homogênea. Reserve. Junte os vegetais cortados em tiras finas, os camarões, e passe tudo na preparação. Com as mãos molhadas (para não grudar) faça um bolinho e frite.

Parece bem bom, né?

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s