Hospedagem econômica na Espanha. Airbnb em Barcelona

Foi nossa primeira experiência com o Airbnb, o site de hospedagens onde você pode reservar camas, quartos, ou apartamentos e casas inteiros.

Decidimos, na viagem à Espanha, aproveitar o máximo possível com o pouco dinheiro que tínhamos. Economizamos na passagem de avião (super promoção, daquelas imperdíveis), lembrancinhas para os amigos (nunca compramos mesmo, rs), e em hospedagem. Esbanjamos em comida, passeios e no aluguel de uma moto top.

Nosso pensamento antes de viajar era: quem é que perde tempo em hotel, durante uma viagem à Europa? Mas adianto que esse raciocínio é totalmente equivocado. Não há nada melhor que um banho, em chuveiro bom, e uma cama quentinha e confortável, depois de tanta andança pelas ruas europeias. Nós demos muita sorte e encontramos tudo isso, mesmo economizando bastante.

Em Barcelona resolvemos alugar um quarto através do Airbnb. Em Madri, seguimos a dica de blogueiros descolados e nos hospedamos em um hotel, meio hostel, em um ponto estratégico. Em segóvia, ficamos no hotel melhor localizado e muito confortável, graças a uma promoção que encontramos e que deixou o valor da diária 90% menor (sempre digo que vale a pena passar madrugadas em claro pesquisando a internet). Vou contar sobre todos eles pra vocês depois, mas vamos ao assunto do post de hoje:

Airbnb em Barcelona, na Espanha

Difícil é escolher o lugar que deseja, entre tantas opções apresentadas no site. Localização em Barcelona não é problema porque a rede pública de transportes é tão eficiente que você chega rapidinho a qualquer lugar, mas queríamos ficar pertinho da Sagrada Família, a catedral.

É muito fácil usar o site. Logo na página inicial você coloca o que procura: cidade, tipo de hospedagem (quarto inteiro, apartamento? Para quantas pessoas?), data da viagem e o quanto está disposto a pagar.airbnb

Aí aparecem os lugares disponíveis e é possível fazer uma lista dos desejos, para comparar depois. Escolhi uns seis lugares, dois deles não estavam disponíveis nas datas. Mandei mensagem privada, através do site mesmo, para os proprietários dos outros quatro apartamentos. Todos responderam em menos de um dia. Ninguém é obrigado a aceitar os hóspedes, por isso é preciso ter um perfil cadastrado e essa aprovação antes de fazer a reserva.airbnb barcelona

Para escolher, você se baseia nas fotos, no que dizem os proprietários, e nas avaliações de quem já se hospedou no local. As fotos dão uma ideia do que vai encontrar por lá, mas sabe como é, né? Cada um valoriza o que tem.  São fotos reais, claro, confiáveis, mas tiradas no melhor ângulo, com a melhor iluminação… Imaginávamos que o nosso quarto, por exemplo, era muito maior do que foi na realidade. Depois olhamos a foto divulgada e não havia nada de mentiroso nela, o fotógrafo é que deve ser bem bom. (Escolhemos este quarto aí em cima. Olha o preço: 78 reais, a diária, em área nobre.)

Os proprietários descrevem o imóvel, o que oferecem, e as regras da casa. O nosso oferecia banheiro com tudo o que era necessário (shampoo, sabonete…), uma prateleira na geladeira. A máquina de café estava liberada, mas para usar a máquina de lavar, era preciso pagar a parte. E as exigências? Não levar outras pessoas para o apartamento e silêncio depois das dez da noite. Alguns aceitam até animais, o que pode ser uma boa opção para quem não encontra hotéis pet friendly.  airbnb3

O mais importante, na minha opinião, são as avaliações de quem já ficou no imóvel. E as pessoas falam a verdade, viu? Por ficarem satisfeitas, ou insatisfeitas, com a hospedagem, e por respeito aos outros viajantes. E fique atento, os hóspedes também são avaliados no final…

Tudo é feito através do AirBnb: as comunicações, o pagamento, as avaliações. Nos sentimos muito seguros, acompanhados o tempo todo. Na véspera da viagem, recebemos lembretes, mapas com a localização do apartamento, há telefone de emergência e tudo.o banheiro

Nossos anfitriões cumpriram o combinado à risca. Era um casal de russos que mora em Barcelona. O marido nos recebeu no horário combinado, nos entregou a chave do quarto e do apartamento, se colocou à disposição para dar as boas dicas sobre a cidade e pronto. O apartamento ficava em um prédio simples, pertinho da Catedral. Era novinho e muito limpo.

Ficamos bem acomodados, seguros, com cama macia e chuveiro quentinho, privacidade, e pagamos pelo menos 1/3 do valor que pagaríamos por um quarto em um hotel simples.

A experiência foi muito válida. Pretendemos repetir outras vezes.

Nossa rua, em Barcelona. Olha a mala do Viagem Massa!

Nossa rua, em Barcelona. Olha a mala do Viagem Massa!

Obrigada por economizarem em Hospedagem com a gente. E até a próxima!

15 comentários sobre “Hospedagem econômica na Espanha. Airbnb em Barcelona

  1. Ei Elaine, super bacana o seu blog!
    Em 2014 me hospedei pela primeira vez em apartamentos Air Bnb em Florença e em Roma.
    Amei. Fiquei super atenta a todas as opiniões e fiz contato com o s proprietários antes de fazer a reserva.
    Em novembro iremos para Madri, Barcelona e Lisboa.Tive os mesmos cuidados, tomou tempo
    mas acho que é fundamental ler todos os comentários anteriores para evitar surpresas desagradáveis.
    Quando voltar escrevo aqui para dar mais um palpitinho.
    Também sou capixaba e amo o Espírito Santo,ele é lindo!
    Beijo
    Suely Aguiar

    Curtir

  2. Pingback: Apartamento para alugar em Roma. AirbnB que amamos! | VIAGEM MASSA

  3. Oi Elaine. Viajo em Novembro para Portugal – Espanha e fiquei bastante interessado no Airbnb, já que objetivo é economizar o máximo! hahahaha Só que por não conhecer, dá, realmente aquele frio na barriga. Mas vendo relatos como o seu, dá confiança. Só uma dúvida: O valor da diária é por pessoa? Origado

    Curtir

    • Oi Ciro! É por quarto. Minha dica maior pra você é ficar atento às avaliações. Elas costumam ser bem verdadeiras (levando em conta que as pessoas tem expectativas e padrões de vida diferentes, né?). Faça um teste, acho que vai gostar. E é a chance de ficar hospedado em área nobre pagando bem menos. E faça tudo através do site. Qq dúvida, estamos a disposição.

      Curtir

  4. Olá, também experimentei pela primeira vez o airbnb na minha viagem a Barcelona! em abril último. Foi tudo muito tranquilo, o local era perfeito – escolhemos ficar no bairro El Born. O proprietário do apartamento estava viajando mas deixou uma amiga com a incumbência de nos receber e dar as coordenadas. E olha que chegamos de madrugada! Também fiquei bastante insegura antes, pois no meu caso depois de ter escolhido um quarto num apartamento num outro bairro, ter sido aceita e feito o pagamento inicial exigido, a proprietária cancelou a reserva. O site do Airbnb me ofereceu a devolução do pagamento ou um desconto de 50 dólares na reserva de um outro imóvel. Acabamos optando então por alugar um outro imóvel e foi tudo perfeito!

    Curtir

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s