Sobre as passagens em promoção e o estrago no nosso orçamento

Apenas três coisas na vida são capazes de me tirar o sono: filho dodói, zumbido de mosquito, e promoção de passagem de avião.

Posso passar a madrugada inteira pesquisando, planejando, fazendo combinações, sonhando com a próxima viagem.   Até aí, nada demais.  O problema é que está cada vez mais difícil resistir. Aí de vez em quando o marido é acordado no meio da noite com a surpresa:

“Amooooor, olha que legal. Vamos para o Maranhão no mês que vem”.

“Maranhão? Você nunca disse que queria ir para o Maranhão…”

“Pois é, nunca pensei.  Mas os Lençóis Maranhenses devem ser muito lindos, imagina os casarões no Centro Histórico, todo maranhense que eu conheço é gente boa… além disso a passagem estava só trezentos reais, ida e volta! Já comprei. ”

Nos lençóis maranhenses. Viagem inesquecível!

Nos lençóis maranhenses. Viagem inesquecível!

As minhas redes sociais não colaboram. Pelo menos metade dos meus contatos na internet é formada por blogueiros de viagem ou por amigos tão apaixonados por descobrir novos destinos quanto eu.  Toda hora aparece uma foto de lugar paradisíaco! Também sigo todas as companhias aéreas, redes hoteleiras, todos os sites que informam sobre preços de passagens, e dezenas de bons blogs.

O bom disso tudo, claro, é que viajamos bastante. E viajaríamos mais, se eu tivesse mais folga no trabalho.  O ruim disso tudo, claro, é que o nosso orçamento familiar fica bem limitado, apertadinho, com tantos passeios e nem tanto planejamento.

Ok. Garanto a passagem muito em conta. Nem pesa, fácil, fácil de pagar.  Ô felicidade! Aí  começam as contas de tudo o que falta. Quantas diárias? Refeições?  Vai ser preciso pegar táxi para o aeroporto? E os passeios? E os ingressos? Tem taxas?  O baratinho sempre fica bem mais caro do que a gente imaginava!

Mas aí também entram as escolhas. Como em tudo o que a gente faz nessa vida. Se vamos viajar mais vezes, ficaremos em hotéis mais econômicos, menos charmosos.  Se planejamos  comer o prato típico (e mais caro do restaurante) às vezes precisamos maneirar no almoço.  Nossos amigos e familiares já sabem que raramente  vão receber lembrancinhas dos lugares que visitamos (e  isso representa uma economia e tanto, pode acreditar!).

Fazendo lanchinho na pousada para economizar.  O jantar compensa depois!

Fazendo lanchinho na pousada para economizar. O jantar compensa depois!

A base de cálculo da minha contabilidade pessoal é a viagem. Quase uma moeda.  Converto tudo em diárias, passagens, passeios… Tem consequências, claro.  Se reparar bem, nas fotos estarei usando o mesmo casaco quentinho em várias ocasiões, o mesmo tênis mais confortável, e umas duas saídas de praia.economia roupa

“Minha filha, minha filha, você precisa se vestir melhor”, minha mãe está sempre dizendo. E eu até tenho que dar razão à ela. Mas vou seguindo assim, e feliz da vida. Não compro vestidos luxuosos; as calças “de marca” que tenho são as que encontrei durante uma viagem aos Estados Unidos por um preço excelente; sapatos novos e caros não me enchem os olhos;  gasto o essencial no salão de beleza (escova? Aiaiai). Acho um barato quem gasta o dinheiro com tudo isso, sem problemas. Como eu disse, são escolhas, e cada um sabe o que lhe satisfaz.

Bom mesmo seria ter tudo, ao mesmo tempo, agora, mas AINDA não chegamos neste nível.

Objetivos resumidos deste texto:

1-      Alertar os viciados em viagens, como eu, que as passagens em promoção são uma grande oportunidade, mas são a menor parte dos gastos de uma viagem.  Pense bem antes de passar o cartão (se é que isso é possível).

2-      Mostrar para os que adoram dizer “nossa, roubou um banco? Ganhou na loteria? Só vive viajando…” que não é bem assim. Abrimos mão de muitaaaas coisas para continuar conhecendo o mundo (ah, falta tanto!).

3-      Agradecer à minha mãe pela preocupação, mas reforçar que não tem jeito. Um dia, quem sabe, serei uma gatinha vaidosa e linda como ela. Por enquanto, continuarei viajando, assim meio mulambo.

4-      Dizer ao Jean que sou muito feliz por ele fazer uma cara ótima toda vez que é acordado de madrugada, com um destino surpresa.  E por ser o melhor companheiro de viagem que existe.

5-      Lembrar a mim mesma o motivo pelo qual não terei as novas cadeiras para a mesa da sala, como planejado.  É que não resisti à maravilhosa promoção de passagens para Barcelona (também,  dá um desconto… era a primeirona na minha Bucket list).

economia mochilão

Obrigada por passearem, e comprometerem o orçamento, com a gente. E até a próxima!

51 comentários sobre “Sobre as passagens em promoção e o estrago no nosso orçamento

  1. Pingback: Ônibus barato do Aeroporto Internacional de Confins ( para Belo Horizonte) | VIAGEM MASSA

  2. Você tem toda razão, passagens aéreas em promoção são das maiores tentações para os viciados em viagens. O problema é quando planejamos um mochilão pela Europa, por exemplo, e alguns trechos não existe a menor possibilidade de se encontrar uma passagem barata, seja por motivos de falta de conexão mesmo, seja por motivos de festa, a exemplo da viagem de ida ou volta de Munique para Bruxelas durante a Oktoberfest, rsrs… nem com antecedência fica fácil encontrar passagens com preços em conta. No mais, parabéns pelo post. Abraços

    Curtir

  3. Elaine, minha blogueira preferida, esse é o primeiro texto que leio, mas agora pretendo ler mais. Eu concordo com absolutamente tudo que vc disse e nós somos os amantes das viagens e dos novos lugares, dos destinos desconhecidos. Só nós sabemos todas as escolhas que precisamos fazer durante um período, que pode durar até 1 ano, para nos jogarmos mundo a fora e termos o direito de viver novas e incríveis experiências. Parabéns pelo texto e viva as mochilas, albergues, pensões e homestays. Bjão.

    Curtir

  4. Gente…. adorei! !!! Eh assim msm.. a gente tem q abrir mão de muita aaaaa coisa pra poder viajar. .rsrs eu lembro qdo meu filho saiu do ensino fundamental I… Sempre dizia q Colocaria numa escola particular. . Qdo fomos ver os preços minha preocupação: será q vai dar pra gente continuar fazendo nossas viagens?! Rsrsrs mas graças a Deus estamos conseguindo. .. saúde educação e viagem serão nossas prioridades…. viagensinviagens@blogspot

    Curtir

  5. Gente…. adorei! !!! Eh assim msm.. a gente tem q abrir mão de muita aaaaa coisa pra poder viajar. .rsrs eu lembro qdo meu filho saiu do ensino fundamental I… Sempre dizia q Colocaria numa escola particular. . Qdo fomos ver os preços minha preocupação: será q vai dar pra gente continuar fazendo nossas viagens?! Rsrsrs mas graças a Deus estamos conseguindo. .. saúde educação e viagem serão nossas prioridades….

    Curtir

  6. Li esse texto delicioso ontem a noite e reli agora.. vc sabe que compartilhamos do mesmo amor, ne??? Aquele momento indescritivel que é arrumar a mala e seguir pra um novo ( e até para um velho) destino.. e , como vc, viajo bem menos que gostaria, embora as pessoas tbm achem que eu ganhei na loteria e viajo demais kkkk somos incompreendidas!! Mas no final, de que valem as roupas de marcas que ficam velhas logo ? As nossas lembranças de viagem nunca morrem.. e assim vamos continuar!!!!! bjs gatona!!

    Curtir

  7. Adorei o texto e as dicas!!! Realmente abrindo mão de algumas coisas dá pra curtir muito! Lembrei da minha viagem à Ilha Grande. Gastos com passagem e pousada ficaram em a 400 reais para 5 dias. Lanchinho de supermercado de dia pra aproveitar o jantar na beira da praia à luz de velas depois hehehe ah e o passeio de lancha é claro hehehe

    Curtir

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s