Programação de um retiro zen budista. Será que eu dou conta?

Mosteiro Zen portalDaqui a pouquinho embarco em mais uma viagem. Desta vez, de conhecimento. Vou participar pela primeira vez de um retiro em um mosteiro. O lugar é lindo- o Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu-  eu já conheço, mas não tenho ideia de como vai ser a experiência de passar quatro dias lá. Neste momento estou na fase “será que eu vou mesmo?”.  Tá, é claro que eu vou. E aí sei que virão as fases “aimeuDeusdocéu o que vim fazer aqui”, seguida da “caramba, que bom que eu vim” e, por fim, “puxa, como essa viagem acrescentou à minha vida!” O motivo do receio pré-viagem é que resolvi dar uma olhada na programação do retiro. Olha só:meditação zen

O dia nos retiros inicia às 4h30min, quando todos acordam em silêncio e, após a higiene básica, dirigem-se ao Zazendo, o templo da meditação. Após o Zazen todos se dirigem ao Hatto (Templo da Oração) onde participam da primeira cerimônia do dia e retornam ao Zazendo para mais uma sessão de meditação. O dia continua com toda uma programação incluindo sessões de meditação sentada (Zazen), meditação andando (Kinhin), trabalho (Samu) e intervalos para descanso e passeios pelo mosteiro. Tudo no mosteiro é feito de forma coletiva seguindo o ritmo ditado pelos diversos sinos, desde a hora de acordar até a hora de dormir”

filosofia budistaQuatro e meia da manhã!? Ô Senhor, isso é bem complicado pra mim! E tanta meditação, será que eu consigo? Sinos ditando o ritmo do meu dia?  Parece um desafio e tanto! E depois vou contar tudinho pra vocês.  

Como incentivo, me agarro na oportunidade de fazer algo diferente de tudo o que já fiz; o tempinho para pensar (ou não pensar) em coisas importantes da vida, e a o visual lindo demais do Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu.

Nos próximos quatro dias, o blog vai ficar sem atualizações. Apesar de permitido, decidi não levar o notebook para o retiro (viu, tô levando a sério…). Aproveitem para reler posts mais antigos… tem muita coisa legal.

Obrigada por me acompanharem nesta expectativa de passeio, torçam por mim, e até a próxima!!

Próximos retiros no Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu: Julho, Setembro e Novembro.  Na volta, passo todas as informações, e o que eu achei, para vocês. 

21 comentários sobre “Programação de um retiro zen budista. Será que eu dou conta?

  1. Olá, estou passando por um momento muito importante da minha vida profissional e familiar. Conciliar estas duas tarefas, se assim podemos chama-las não é facil. Muitas das vezes tenho priorizado meu trabalho e colocando minha familia em segundo plano.
    Acredito que este período de meditação poderá me auxiliar nas busca de uma vida mais equilibrada.
    Obrigado.
    Luis Fernando
    Poços de Caldas/MG

    Curtir

    • Oi Mariana. Pode sim. As fotos são permitidas, mas não em todos os momentos, pra que você possa se concentrar nas atividades. E o celular é permitido, mas só tem sinal em alguns pontos mais altos. Pode ir tranquila. Nos posts sobre o mosteiro eu mostro o local de onde falava com marido e filho que ficaram em casa. Meu conselho é que você tente levar o mínimo de tecnologia possível, pra realmente viver o retiro. Um abraço

      Curtir

  2. Pingback: Retiro no Mosteiro Zen Budista- Como chegar, quanto custa e o que eu aprendi. | VIAGEM MASSA

  3. Pingback: Retiro no Mosteiro Zen Budista- A chegada | VIAGEM MASSA

  4. Pingback: Retiro no Mosteiro Zen Budista- 1º dia (mamãe bem que me avisou) | VIAGEM MASSA

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s