A companhia aérea trocou dia e hora do nosso voo (sem avisar!) – Que roubada!

Você planeja as férias com antecedência, combina a folga no trabalho, compra a passagem de avião, reserva hotel, aluga o carro, troca os dólares. Tudo certinho, fez tudo o que podia pra aproveitar a viagem internacional sem problemas.

Seria sem problemas se dependesse apenas dos seus esforços, mas não depende. Acabamos de sentir isso na pele.

A companhia aérea simplesmente mudou DIA e horários dos nossos voos. E NÃO AVISOU NADA!

Nada mesmo, gente. Nenhum telefonema, email, fax, comunicado no programa de fidelidade da empresa. Só ficamos sabendo da mudança porque o meu pai, organizado ao extremo que é, resolveu conferir todos os dados (novamente) e viu que as informações dos voos eram diferentes.

Primeiro voo

Nosso voo, com horário e dia escolhidos por nós

Pra que vocês possam sentir o drama, essa viagem à Disney é um acontecimento na história da minha família. A maioria de nós até já conhece (e ama) a Terra do Mickey, mas é a primeira vez que vamos levar o Gabriel. É o presente dos avós, combinado desde o nascimento: “Quando o Biel completar dez anos, vamos todos comemorar na Disney!”.  Imagine a expectativa do grupo.

O fato é que as passagens (promoção boa) foram compradas com antecedência e todos os detalhes bem planejados.  Aí a TAM resolveu por conta própria mudar a data da nossa viagem.  Agora.

Primeiro adiou a data, de 18 para 19. Perderíamos uma diária de hotel, um dia na reserva dos carros, e um dia de viagem – grande estrago no meu apertado calendário, tão pobre em folgas. Meu pai, comandante  dessa empreitada familiar, chiou, esperou atendimento, reclamou de novo e conseguiu pelo menos antecipar o embarque.  Em vez do dia 18 pela manhã, vamos dia 17, à noite.  Isso resolve pelo menos o problema do hotel e do carro.

A justificativa da TAM: o voo JJ 3411 que sairia de Vitória para o Rio de Janeiro não partiria mais e foi preciso transferir o embarque internacional para São Paulo.

Já disse, eu sei, mas quero reforçar aqui que tudo isso foi feito sem qualquer consulta aos passageiros envolvidos e SEM QUALQUER COMUNICADO! Consegue imaginar cinco pessoas chegando ao aeroporto cheias de disposição, malas e travesseiros de pescoço e, na hora de despachar:  “o voo de vocês é amanhã” (ou pior, foi ontem). Isso sem falar do restante do grupo que vai embarcar no Rio e que já estava com horário combinado para que todos fossem juntos.

E pensa que termina aí? Que nada!  Estamos tentando reservar os assentos e não conseguimos.  O super avô de Biel já mandou a mensagem para a TAM, com medo de overbooking:over

A resposta é que a reserva de lugar ainda não está aberta. Só que conseguimos (mas não concluímos) reservar três das poltronas necessárias, como assim?

Mais um problema, quer?  O seguro viagem de uma das pessoas que vão com a gente foi feito através da TAM. Aquele automático que aparece quando você vai concluir a compra da passagem.  Depois dessa dor de cabeça com a troca de horários, resolvemos verificar como está a situação. A empresa que teoricamente seria parceira da TAM nesta venda casada (uma dúvida, isso não era proibido?) diz que não recebeu e que não pode se responsabilizar pelo serviço. Realmente a cobrança chegou no cartão de crédito com o nome da companhia aérea, 5 vezes de R$ 60,93.

Bom, a viagem acontece daqui a quinze dias. Espero que os próximos textos sejam apenas sobre a diversão nos parques e a nossa alegria de mostrar a Disney pro Biel.

Ah.. compartilhando a minha indignação das redes sociais, encontrei apoio e histórias bem semelhantes:

reclama andreareclama naira

Você também sabe de alguma história assim??

Atualização em 06/03/13. A resposta da TAM, em uma rede social: resposta

20 comentários sobre “A companhia aérea trocou dia e hora do nosso voo (sem avisar!) – Que roubada!

  1. Estou passando pela mesma situação,em JANEIRO compramos 2 passagens na Tap para Portugal,a viagem e agora dia 09de SETEMBRO.
    São 9 meses de preparo(ferias,folga,comprar Euro,etc…)
    No dia 20 de FEVEREIRO a tap nos mandou um e-mail dizendo que meu voo do dia 9 foi cancelado e teriamos de viajar no dia 11,eu reclamei e me recusei afinal ia perder 2 dias de viajem,com isso me coseguiram um voo no dia 07,até ai tudo bem.
    Ontem dia 31 de AGOSTO,faltando apenas 7 dias para minha viagem,recebo um e-mail de propaganda da companhia aérea e que dizia que meu voo é dia 8.
    Imediatamente liguei pra la e fui informada que o voo do dia 7 também foi cancelado.
    Como assim! Cancelaram do dia 9,me transferiam para o dia 07 e agora querem que eu viage no dia 08?
    Foi me dada a opção de voar Do Rio para São paulo as 8 hs da manhã,chegar em São Paulo as 9 hs e embarcar para portugal as 22:10.
    Parece piada,claro que eu recusei,por final vou viajar no dia 07,saindo do Rio as 18:00 e chegando em São paulo as 19:00 e embarco finalmente para Portugal as 22:10.

    Pretendo entrar com um processo contra a companhia aérea,afinal mudaram meu voo sem me comunicar.
    Se Deus quiser,Assim espero.

    Curtir

  2. Oi.. também compartilho de uma situação tensa e ando procurando histórias parecidas. Sou de Maceió e vou viajar com um grupo de amigos pra Gramado, todos casais. Compramos a passagem juntos a alguns meses, todos no mesmo dia e hoje alguns receberam e-mail da LATAM comunicando que iriamos mudar de voo, ou seja, separados. Nada que altere as programações da viagem, nem datas, é só uma parte do amigos que vai seguir em voo diferente. O chato é que, como disse, somos casais, e quatro desses vão se separar dos seus pares no voo de volta. EU INCLUSIVE. Meu noivo volta em um e eu em outro. Achei isso um absurdo, você viajar com seu parceiro (e é nossa primeira grande viagem juntos) e ser obrigado a voltar separados, mesmo comprando tudo junto. Enfim.. não sei como agir!

    Curtir

  3. É só mudar de Empresa, uma que realmente dê valor ao consumidor e que tenha um funcionário responsável para mandar e-mail para clientes que teve seu voo remarcado. Se pelo menos avisa-se com antecedência, ninguém reclamaria, pois os clientes entendem os imprevistos, só não dá para engolir, é a falta de consideração. Depois essa Empresa usa a palavra FIDELIDADE. Isso é sacanagem.

    Curtir

  4. Pingback: Check list para viagem: Disney | VIAGEM MASSA

  5. Isso realmente está acontecendo com muita frequencia, infelizmente. Tenho visto isso inumeras vezes. Como eu emito meus bilhetes via Consolidadora, eles nos avisam, porém quando é comrpado direto no site, como no seu caso, eles avisam quando querem. Se a pessoa não ficar esperta, perde mesmo. Ainda bem que seu pai viu. Boa viagem, vai contando tudo!!! bjss

    Curtir

  6. Essas passagens promocionais, inclusive as emitidas com milhas, a TAM não deixa fazer reserva e marcação de assentos com mais de 24h do voo.
    Aconteceu comigo em 2012 numa viagem pro Chile em que minha irmã vinha do RIo e pegaríamos o mesmo voo em SP para Santiago. Só consegui marcar assentos na véspera.
    Como eu disse no FB pra você, o pior é a empresa não avisar. Acho muito difícil que a cia aérea antecipasse o voo, nunca vi acontecer, mas adiar sim, mesmo sendo voo direto.
    Em um caso recente, a Trip cancelou a volta de Ipatinga para SP e também não avisou. Eu desconfiei na véspera ao ver duas reservas no meu bilhete no site, uma pro sábado e outra pro domingo. Eu estava em Gov. Valadares a 110km e dei de cara no balcão. Ainda ouvi o menino do check in fazer grosseria e dizer que meu telefone estaria com problemas. Quase matei um esse dia…

    Curtir

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s