Convento da Penha – Meu lugar preferido

Ele é, sem dúvida, o  meu lugar preferido no Espírito Santo : o Convento da Penha.Convento da Penha ELaine Castro

Não é a toa que ele é o ponto mais conhecido e divulgado do meu estado.  E eu, mesmo depois de tanto tempo, fico feliz por ainda enxergá-lo com olhos de turista.

Convento da Penha Elaine Castro

Estrada de carros

museu convento

Mas diz se não é uma coisa linda demais, essa construção sobre a rocha, cercada de mata  atlântica, com uma vista sensacional, que conta tanto sobre a nossa história e motiva tantas demonstrações de fé?

Velas Convento da Penha Fitinhas Nossa Senhora da Penha

Chegou visita em casa, eu corro pra lá. E fico orgulhosa de ver as reações.Convento da Penha

O convento é o melhor lugar para bater fotos. Lá de cima dá pra ver boa parte de Vitória, e Vila Velha de diversos ângulos. Adoro mostrar tudo:  “olha ali, o exército”, “ já viu a fábrica de Chocolates Garoto?”, “ a Praia da Costa, o Morro do Moreno… do outro lado da ponte, a Ilha do Boi”.Convento Estacionamento

Ladeira Convento da Penha

Ladeira da Penitência

Mas, peraí… eu já estou lá em cima? Ah não. Vamos voltar, porque o caminho para chegar até o alto do morro também é uma atração. É preciso vencer o penhasco de 154 metros.  Dá pra ir de carro, não pagar nada e usar o estacionamento, mas nos fins de semana e durante as férias o movimento é intenso e a fila para subir pode ser demorada.  Outra opção é a van que faz subidas de 15 em 15 minutos por um precinho bem em conta (algo em torno de três reais, ida e volta).

Eu gosto mesmo é de subir a pé, pensando na vida, sentindo o cheirinho do mato, vendo as pessoas, procurando macaquinhos (tem um monte! Se você lembrar pode levar bananas).   Neste caso, há duas opções: dividir espaço com os carros ou escolher a ladeira da penitência.  O segundo caminho é menor, mas eu acho mais difícil, já que as pedras escorregam e a ladeira é mais íngreme Distância Convento(Clicando na foto ao lado dá pra ampliar e ver direitinho as distâncias).  Lá em cima tem água gelada nos bebedouros, mas é aconselhável comprar pelo menos uma garrafinha nas lanchonetes embaixo, se for subir a pé.

No alto do morro, a primeira parada, no estacionamento. Tem uma lanchonete que também vende produtos religiosos, a capelinha de São Francisco de Assis, um palco onde são realizadas as missas em datas especiais, e o único local onde é permitido acender velas.  Considero as fotos tiradas neste ponto as mais bonitas.

Olha o macaquinho!

Olha o macaquinho!

É neste ponto que está também o meu canto preferido, entre a capela de São Francisco e a lanchonete, com algumas árvores onde as pessoas começaram a amarrar as fitinhas, fazendo pedidos. Cada fita, uma esperança (você também pode amarrar a fitinha no braço e mentalizar três desejos).Fita na árvore

Para chegar ao ponto mais alto, é só subir mais um pouco. Lá em cima tem a sala dos milagres, onde os fiéis agradecem as graças recebidas e deixam fotos, bilhetes e objetos. sala milagres convento

Tem a igreja onde são celebradas várias missas por dia. Não há bancos e os fiéis ficam em pé, talvez por isso as missas sejam mais rápidas que as tradicionais.

Missa

Igreja Convento Penha

Eu já havia falado aqui no blog sobre o convento, principalmente sobre a parte histórica (e como chegar). Foi a visita de uma família amiga, que chegou de São Paulo, que me motivou a escrever mais. É que o Hugo (aí embaixo, com a esposa Lu), logo que voltou pra casa, escreveu um texto lindo, que eu queria colocar no VIAGEM MASSA. Segue aí:

Convento

texto hugo

Eu acho que ele gostou, né? Você vai gostar também! Quer ver mais uma fotos, pra encerrar? Aí estão a capelinha de São Francisco e umas placas de agradecimento que ficam nas paredes.

São Francisco Penha

Capela de São Francisco

Agradecimentos

Além de macacos, tem pássaros, lagartos… O vestido de noiva de noiva está na sala dos milagres. Não tá fácil pra ninguém, né?

Milagres

Pra encerrar (de verdade, dessa vez) está a placa com o horário das missas e um recadinho muito lindo que alguém especial deixou na sala dos milagres. Cheirinho de Deus… também quero!

horário das missas

cheirinho de Deus

Obrigada por passearem comigo. E até a próxima!

16 comentários sobre “Convento da Penha – Meu lugar preferido

  1. Pingback: O que fazer em Vitória? Um roteiro (mastigadinho) de 3 dias na Ilha do Mel

  2. Pingback: Festa da Penha – A romaria que une mais de cem mil fiéis | VIAGEM MASSA

  3. Pingback: Segredos de Viagem » Arquivos » Convento Nossa Senhora da Penha, um marco do ES

  4. Parabens Garota! Estarei visitando Vila Velha dia 24/07. Atraves de seu relato a vontade ir ao Convento da Penha cresceu ainda mais. Estou em duvida se consigo visitar o Convento e ir a Fabrica da Garoto(Ja agendei a visita para 24/07 as 14:30h). Espero que consiga fazer isso. Ficaremos imensamente feliz, (eu e meus filhos). Parabens por amar seu canto e explicita-lo ao mundo. Inte.

    Curtir

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s