O que um restaurante vegetariano, uma igreja dos pretos e um cemitério tem em comum?

Eu não sou a pessoa certa para falar sobre um restaurante vegetariano. É que sou essencialmente carnívora, no sentido mais carne mal passada da palavra. Opa! Pensando bem, talvez por isso mesmo eu seja, sim, a pessoa certa…Se esse restaurante me conquistou, pela lógica então pode conquistar qualquer um.

Restaurante vegetariano Verde PereneEstou falando do Restaurante Verde Perene, no Centro de Vitória.  A casa é simples,  acolhedora, um ambiente amplo, arejado e muito tranquilo. Mesmo no horário de maior movimento, quando o restaurante fica cheio, não há tumulto, nem barulho. A comida é feita com capricho e criatividade. Eu nunca imaginei que fosse possível criar tantos pratos, bonitos, gostosos e sem qualquer tipo de carne. Dá uma olhada: Yakisoba  sushi  rolinho de nata

Me peguei experimentando, e gostando, de caranguejo vegetariano, rolinho de nata com broto de bambu, yakisoba, lasanha, rolinho primavera, suflê. Tem até churrasquinho vegetariano, juro pra você. Por favor, não me pergunte como é feito. Preferi não saber.

restaurante verde perene  Espetinho vegetariano  Beringela

Os meus preferidos são a batata recheada com creme de espinafre e, palmas para ela por favor,… a banana caramelada crocante!  É a banana que me faz sair de onde estiver e correr pro centro da capital (mesmo com toda a dificuldade que é para encontrar uma vaga de estacionamento). Vou colocar uma foto do meu prato, meio sem foco, mas cheio de banana! rsBanana caramelada

suco verde

Em cada alimento servido há uma identificação, informando se tem glúten, ovo, ou derivados do leite.  E pra completar, que tal um suco verde, de laranja ou de abacaxi com hortelã?

No caixa, não deixe de provar os chás (gratuitos) e as balinhas que misturam doce e salgado de uma maneira bem interessante.

bala coreana

A balinha começa doce e fica super salgada no final

E agora você me pergunta:  O que este restaurante tem a ver com uma igreja dos pretos (antes do politicamente correto termo afrodescendente)  e um cemitério? E eu respondo rapidinho… É que todos eles ficam na mesma escadaria, na rua do Rosário.

igreja do rosário dos pretos

Saiu do restaurante, é só subir mais um pouquinho (um bocadinho, pra falar a verdade)  para chegar  à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.  A igreja foi tombada como patrimônio histórico e conserva características originais. No andar superior há um pequeno museu, que resgata as histórias de antigas procissões, disputas, e homenagens – não só para Nossa Senhora, mas também para São Benedito (com direito a roubo de imagem e tudo).

No terreno está a Casa de Leilão, onde antigamente eram arrecadados recursos para comprar a alforria de escravos.

museu igreja do rosário

Roupas e artefatos usados nas procissões

E o cemitério? Está também dentro da igreja, um ossário nas paredes.ossário igreja do rosário    ossário igreja do rosário

A igreja é bonita e tem uma história interessante. Eu estava bem tranquila, mas todo mundo desceu e eu resolvi tirar uma foto na janela lá em cima. Bateu medinho de assombração (porque eu insisto em confessar esse tipo de coisa?).

Igreja do rosário dos pretos

Todo mundo lá fora e só eu aqui dentro? Tira foto rapidinho!

A procissão em homenagem a São Benedito percorre as ruas do centro histórico todo dia 27 de dezembro.  A Igreja do Rosário está aberta a visitação, de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Não precisa pagar ingresso e monitores estão preparados para receber os visitantes.

aqui tem dicas do es

Obrigada por passearem comigo. E até a próxima!

Aqui tem Dicas do ES: www.viagemparamulheres.com   www.roteirosemdinheiro.com  www.maladasogra.com.br

12 comentários sobre “O que um restaurante vegetariano, uma igreja dos pretos e um cemitério tem em comum?

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s