Pode tudo na casa dos avós – Itueta, Minas Gerais

Gabriel LimaO texto de estreia do Biel é sobre um destino que não tem grande potencial turístico, mas carrega uma história no mínimo interessante: Itueta, em Minas Gerais.

É uma pequena cidade de interior que foi destruída por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Aimorés.  A agora chamada Itueta velha está quase totalmente submersa, escondida em algum ponto do Rio Doce.

A empresa responsável pela construção da usina também construiu uma nova Itueta, a poucos quilômetros do local da inundação e que em nada se parece com o município antigo (vou colocar as fotos da cidade nova e da antiga no final do texto do Biel, ok?).

Itueta fica pertinho do Espírito Santo, entre Aimorés e Resplendor. Os meus pais (os avós do Gabriel) nasceram e moram lá, e nos ensinaram a amar o lugar. Depois nós (eu e o Biel) vamos escrever um post  sobre as coisas em legais que todo mundo pode fazer na região.

Então vamos lá! Daqui pra frente, ele assume.  

                     ITUETA                                

Meus avós moram em Itueta, uma cidade pequena de Minas Gerais. Eu sempre vou pra lá nas férias.

trem vale No dia do meu aniversário, fui pra lá com três amigos meus. A gente tomou banho de mangueira, comeu jabuticaba…

Evaristo Carvalho Castro

…brincou na rede que tem na varanda, atravessou o Rio Doce de balsa, e o mais estranho e mais legal foi andar no porta malas do carro. Imagina quatro pessoas no porta malas apertadinho.

Itueta       rede varanda       prefeitura de itueta

Rio Doce

Isso tudo foi só no primeiro dia, porque no segundo dia comemoramos o meu aniversário, teve festa e várias outras coisas . Nós dormimos na barraca de camping que meu avô montou no quintal de casa.

camping

Em Itueta o sol é muito forte e algumas pessoas usam guarda-chuva! Tem sorvete pra refrescar, mas eles não vendem fiado.

itueta                 

Eu esqueci de falar da viagem…primeiro fomos de van buscar todo mundo, depois seguimos em direção a estação. Quando entramos no trem , nossa,  foi a maior diversão!

Gabriel Limatrem

Brincamos, corremos, fomos nos outros vagões.  Foi bem legal.

trem passageiros

Na volta foi assim também, mas só que em Fundão alguém tacou pedras no trem  e tivemos que fechar as janelas especiais. Ah e quando o trem passa em um túnel fica tudo bem escuro.

trem túnel

Dá pra viajar na classe executiva, com ar condicionado, mas aí não pode abrir a janela. Na classe econômica é mais divertido, mas você fica todo brilhando de pó de minério.

trem minério

Agora a foto de todo mundo que foi.

itueta

É nós que voa!

————————- Fotos de Itueta————————————–

Itueta “velha”

Itueta “nova”

Rio Doce

Rio Doce

Obrigada por passearem comigo (com a gente!) e até a próxima.

33 comentários sobre “Pode tudo na casa dos avós – Itueta, Minas Gerais

  1. Gostei!!!! Sempre viajei de trem para vitoria, na hora do auto falante no trem fez comunicação do desembarque na chegada itueta -MG eu gostei da cidade e meus avós sempre falavam bem desta cidade. Agora a velha Itueta esta debaixo do rio e fiquei triste e agora estou viajando de carro e na estrada vejo Itueta novo. Parabéns belas figurinhas gostei mesmo.

    Curtir

  2. Pingback: O Trem das Montanhas Capixabas | VIAGEM MASSA

  3. Caraca Biel, que idéia irada essa de contar suas aventuras através desse blog. Muito bacana poder acompanhar suas viagens. Começou muito bem! A primeira cidade tinha que ser Ituêta.
    Dormir em barraca é muito legal, não é mesmo?
    Já estamos ansiosos esperando pela próxima viagem.

    Parabéns!
    Beijo,

    Tio Léo e Tia Letícia.

    Curtir

  4. Biel, só posso dizer: muito bom!! Rs, parabéns pelo seu espaço. Vovó e vovô devem ter achado o máximo vc ter começado com Itueta. O mais engraçado foi “pessoas que andam com guarda-chuva!”… e aí a foto da SUA MÃE com um baita guarda-chuva na rua, em pleno sol. Essas a “pessoas” … Rs Rs. Parabéns! 🙂

    Curtir

  5. Essa viagem foi mesmo muito MASSA!! Inesquecível nossa passagem por Itueta… Sem falar que os avós do Biel são os melhores anfitriões do mundo!!! Nos sentimos em casa!! Até laranja, a Léia (avó do Biel) descascou pra nós, muita mordomia!!! E o almoço na chegada?? Nunca comi uma carne de porco frita tão gostosa! Festa, cantoria, acampamento, gente espalhada pela casa toda… uma farra! Bom dimais da conta!!
    Parabéns pela estreia Biel! Foi uma delícia reviver esses momentos! Beijo!

    Curtir

    • A construção da barragem na cidade de Itueta matou parte da cidade, mas não conseguiu afetar o calor humano, a hospitalidade, a alegria e a descontração dos que vivem lá. Estivemos presente nesta viagem que comemorou o aniversário do Gabriel, e fomos presenteados com um convívio maravilhoso dos que foram e dos que nos receberam. A alegria foi tanta que até o galo cantou em nossa homenagem. A interação, a descontração, a emoção e a liberdade a nós permitida, fez com que esta pequena cidade e esta maravilhosa família anfitriã, “avós do Biel” e vizinhos e todos que nos proporcionaram este manjar dos Deuses, ficassem eternizados em nossas vidas. Biel alegra-te por ser este menino bom, e sabedor da origem de tanta humildade, simplicidade e amor. O fruto, dificilmente cai longe do pé. Parabéns menino prodígio, mas por ser pai da única garota que vive no meio desta maravilhosa turma, vou avisando, “to di oio”, kkkkkkk

      Curtir

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s