Perna bambinha! Parque do Caracol, Canela

Pense numa perna bamba! Muito bamba mesmo. 

Foi assim que as minhas terminaram depois do esforço no Parque do Caracol, em Canela – RS. O lugar é bem bonito e é uma boa opção para passar o dia em família. A minha estava quase completa: marido, filho, pais, irmã, cunhado… e todo mundo gostou  do lugar. 

O parque fica a sete quilômetros do centro de Canela (e perto também de Gramado) e é bem grande, com cerca de 25 hectares. Há um elevador panorâmico que leva o visitante até uma plataforma a 27 metros de altura, onde existem binóculos para observar a vista em 360 graus. É preciso pagar uma taxa e enfrentar a fila em dias de maior movimento. Aproveite para tirar foto com os macacos que ficam bem perto dos turistas neste ponto (não tirei, ehehe). Nós optamos por não subir e não nos arrependemos. Logo na frente há um mirante que cumpre basicamente o mesmo papel, e de graça.

Olha que coisa mais linda é a Cascata! E dá pra chegar lá embaixo, bem pertinho.  É só ter coragem para enfrentar a Escadaria da Perna Bamba! É esse mesmo o nome dela, daí você já pode imaginar como é. Dizem que é o equivalente a um prédio de 44 andares!

No começo parece até fácil. É tão arborizado, tão fresquinho e cheio de sombra… resolvemos encarar! A escadaria feita de ferro tem aproximadamente 730 degraus, com vários pontos estratégicos para descanso. São ótimos locais para fazer amigos, viu? Todo mundo para, tira foto, troca idéia e aproveita para respirar.  

Os degraus são bem resistentes, mas são meio flexíveis, uma espécie de tela. Não sei se é por isso que as pernas ficam tão bambas. Mas elas ficam mesmo, e já na descida. É impressionante.

E no percurso várias placas indicam quantos degraus faltam. Não sei se isso é bom ou ruim… às vezes bate um desespero! Principalmente na subida.  Mas o cansaço vale a pena. Ficar pertinho da água é uma delícia!

Tente abstrair que vai ser preciso subir a escadaria de volta. 

Se você não tem nenhuma restrição de saúde e tem tempo para fazer a caminhada sem forçar o ritmo, aconselho a descida. Lembre-se de comprar uma água antes, nos quiosques ou no restaurante que existem pelo parque. Encontramos algumas crianças pelo caminho, mas na volta elas estavam sempre no colo dos pais. Acho pesado, mas com paciência dá pra encarar.  Meu filhote tentou os primeiros lances, mas decidiu voltar.

Parte da minha família não encarou não (e ficou bastante preocupada esperando por nós, observando as expressões de quem voltava).

 Nós conseguimos! Chegamos mortos, mas bem mais vivos – dá pra entender?

Dá pra ver as regrinhas da escadaria na placa da foto acima.

No Parque há outras trilhas, muitas flores e tem até churrasqueiras com mesinhas e bancos para quem pretende passar o dia. 

Para as crianças menores (ou para os adultos que pretendem recuperar as forças nas pernas) há o Sonho Vivo. É um passeio de trenzinho fofo pela Vila dos Imigrantes. Para não se decepcionar, tenha em mente que passa bem rápido e não é assim grande coisa, mas a garotada se diverte (até uns 6 anos, eu acho. O Biel, que tem 10, achou meio bobo).

A passagem é cobrada por pessoa, mas se o trenzinho estiver vazio, dá até pra pechinchar e conseguir desconto.

 Na vila há essas casinhas para tirar foto:

 Espelhos que deformam a imagem:

 Figuras de animais camaradas de todo o tipo:

E até um jogo de baralho que nunca termina:

Horário de funcionamento do parque: das 9h às 18h, diariamente.
Ingresso( em 2012) : R$ 10 (crianças até 10 anos e maiores de 60 pagam metade)
R$ 6 (acesso ao Observatório e Estação Sonho Vivo).
O Parque do Caracol fica na Rodovia RS 466 e o telefone é (54) 3278-3035
 
Obrigada por viajarem comigo. E até a próxima!
 

7 comentários sobre “Perna bambinha! Parque do Caracol, Canela

  1. Pingback: Parque do Caracol, em Canela: natureza na Serra Gaúcha | 360meridianos

  2. Pingback: Gramado – Rio Grande do Sul | VIAGEM MASSA

  3. Pingback: Destaques da Semana 20 | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s