Ele é fofinho, ele é simpático, ele pode te deixar cego: o Quati das Cataratas.

A gente não sabia que havia tantos deles. Quando o primeiro apareceu, logo na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, fizemos a maior festa! E nem acreditamos em como era sociável, se aproximava facilmente… uma graça.  E logo veio outro, tão fofinho quanto o primeiro. Ficamos tão encantados que nem reparamos na placa que dizia pra não alimentar e não tocar nos animais. Continuamos a trilha pelo parque e logo percebemos que os quatis estão por toda parte: no mato, na escadinha, tentando comer o que os visitantes jogam na lixeira.  Lá pela metade do passeio eles já não tinham mais tanta graça.

 

E foi na hora do lanche que a situação se inverteu.  Bastou segurar o salgado na mão pra não ter mais sossego (e olha que nem estava gostoso). Os quatis nos seguiam, tentavam subir nas nossas pernas, rodeavam a nossa mesa. Foi quando a atendente da lanchonete gritou: “Olha, melhor parar de brincar com os quatis porque eles são perigosos e podem morder e até deixar vocês cegos”.

Sai quati! Esse salgado é meu!

Acho que não temos fotos da nossa cara de pavor porque já estávamos tentando escapar dos monstros de unhas compridas e dentes afiados. Exageros à parte, a partir daí não chegamos perto de nenhum deles. Pelo contrário, bastava um aparecer no meio do caminho pra família inteira dar um jeito de desviar.  Agora a gente ri.

No final do passeio, todos nós inteiros, fiz questão de comprar um imã de geladeira bonitinho, com a imagem do quati, que serve como lição: não dá pra confiar na aparência!  Aliás, são duas lições: é importante prestar atenção aos avisos e respeitar as regras dos locais (pelo menos a maioria delas).

     

Pra ser justa com os bichinhos, nenhum dos quatis tentou nos atacar, nem apresentou qualquer comportamento que pudesse ser considerado não amigável. Também nunca ouvi relato de pessoas atacadas nas Cataratas. Só que, pesquisando depois, confirmei que o quati é realmente perigoso. É um mamífero carnívoro, extremamente possessivo em relação à comida, e que possui dentes e garras bem afiados e poderosos. Me enganou direitinho, essa fofura!

 

25 comentários sobre “Ele é fofinho, ele é simpático, ele pode te deixar cego: o Quati das Cataratas.

  1. C certeza, vc exagerou. Perigoso é um hipopótamo, um tigre, um crocodilo. O alerta é importante para pararem de alimentar os animais, até pq nossa comida, no geral, é uma mistura de porcarias e isso sim, é perigoso, pois pode adoentar e matar os bichos. Mas esse perigo enorme q se fala de perder o salgadinho ou sofrer um arranhão.. francamente, é puro exagero.

    Curtir

  2. Eu fui para as cataratas e quando eu eu estava no onibus vi um quati achei muito fofo ha mas depois no meio da caminhada tinha um lugar para comer comprei um picolé e quando fui continuar a trilhanão deu tempo nem de abrir o picolé o quati ja estava la!
    Eu quando o quati chegou perto de mim e pulou em mim em nem pensei duas vezeslarguei o picolé no chao mas o quati não saiu de perto de mim fiquei tremendo a trilha inteira mas passou quando cheguei no hotel.
    Mas o bom é que eu e a minha família aprendemos uma lição: Que nunca nós devemos desobedeser as reras, mas também não deveria ter comida para venda pois é muito perigoso.
    Apartir de hoje tenho trauma de quati

    17/11/2014

    Curtir

  3. Não achei nada manso…tive meu lanche levado..num lance bem agressivo nas mesas das Cataratas ..são insaciáveis …Acho extremamente perigoso mesmo p/ crianças …eles avançam com extrma agilidade .e se aquelas patinhas alcançarem o rosto …certamente bons ferimentos vão causar ..Se voltar certamente nem pensar em me alimentar naquelas mesinhas …PErdi mh refeiçãoecomocortesiameforneceramoutra..Certamente fui uma da muitas vitimas .e não quero imã..nem bonequinho que me lembre tal bichinho “fofo”
    …..

    Curtir

  4. qualquer animal selvatico ou nao é perigoso quando se fala de comida.
    estudei dois anos em um lugar onde era cheio de quatis e nunca tivemos problemas, porque sabiamos respeitar o espaco deles… davamos o q comer pra eles eu mesmo fiquei fechada numa roda com quati ate quasi na minha cabeca mas bem por isso os julgo perigosos ou agressivos…. sao carnivoros… mas um cao é carnivoro tambem…. ate aqueles mini caes de apartamento.
    entao nao faca propaganda negativas de nenhum bicho…..
    qualquer pessoa que faz passeio na floresta ou lugares protetos sabe q nao se deve dar comidas aos animais selvagem do lugar.
    é uma coisa que aprendemos de pequenininho.
    é como nao aceitar doce de estranho.
    o cartaz de nao alimente os animail é so para lembrar algumas tipologias de pessoas… mas de regra nao se da alimentos a animais q nao conhecemos, mesmo porque nao sabemos se o que daremos faz parte da alimentacao dele… e esses pobres quatis avancao pra pegar comida de turistas porque muitos dos turistas que ja foram ali, davam comida. E esses turistas alem de pertencer a caracteristica de pessoas para as quais foram feitas os cartazes sao tambem pessoas incapazes de ler….

    Curtir

    • Oi Mariana. Obrigada por comentar. Não estou, de maneira alguma, fazendo propaganda contra o quati. Estou alertando que os que estão ali podem ser perigosos, mesmo que essa atitude seja reflexo das ações humanas. E tenho motivo, pois os quatis não paravam de tentar pegar a comida do meu filho (como a foto mostra) e eles tem garras bem afiadas. Foi um alerta para os visitantes. Nada contra os animais. 😉

      Curtir

  5. Pingback: Eu deveria ter vergonha dessas fotos (mas não tenho). | VIAGEM MASSA

  6. Ei amiga ,legal vocês também terem conhecido os quatis, ele são adoráveis, jamais esquecerei esta experiência, pena que na época não tinha ainda imã de geladeira pra comprar de lembrança, adorei essa idéia. A foto do seu filhinho ficou linda e engraçada….ele tentando fugir dos bichinhos enquanto comia, hahhahahaha
    Beijo.

    Curtir

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s