Ah…o Convento da Penha!

Está planejando a viagem ao Espírito Santo? Reserve já um tempinho pra visitar o Convento da Penha. É um lugar lindo, no topo de um penhasco de 154 metros, rodeado de mata atlântica e pertinho do mar. Imagine só a vista. Aliás, imagine não.. olha só. Bonito demais, não é?

Dá pra tirar fotos de grande parte de Vila Velha, onde fica localizado, e de outros municípios da Grande Vitória, além do Oceano Atlântico. A história do santuário começou em 1558, quando Frei Pedro Palácios desembarcou no Espírito Santo trazendo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. O Frei se abrigou numa gruta de pedra que fica ao pé do morro.

Diz a lenda que um dia o painel de Nossa Senhora desapareceu do local. Depois de muita procura, foi encontrado no topo do penhasco. Isso teria acontecido pelo menos outras duas vezes e foi  interpretado como uma mensagem da Santa. Frei Pedro deu início então a duas construções: a primeira é uma capela dedicada a São Francisco de Assis, que também existe até hoje; a outra é o Convento da Penha.

Mais de 450 anos depois, o Convento  se tornou o mais antigo santuário mariano do país e um dos maiores símbolos do turismo capixaba. É um lindo monumento, palco de grandes acontecimentos históricos e milagrosos.Visitantes de todo o mundo pedem graças, ou simplesmente agradecem e pagam promessas. Existe uma torneira de água benta, onde é possível encher a garrafinha. Na sala dos milagres estão bilhetes, fotos, roupinhas de bebês, diplomas, peças de cera, vestido de noiva!

No mês de Abril acontecem as homenagem à Santa Padroeira, com missas, shows e procissões. Um dos momentos mais emocionantes é a procissão dos homens que reúne mais de 100 mil pessoas, numa caminhada de 14 quilômetros.

O Convento da Penha fica na Prainha, em Vila Velha. Está aberto à visitação todos os dias, das 5h15 às 16h45. Aos Domingos, abre uma hora mais cedo, pois o número de missas é maior. Para chegar ao alto do morro há duas ladeiras e apenas em uma delas é possível subir de carro. A outra, a da penitência, é um caminho de 457 metros para pedestres, mais acentuado. Apesar de menor, é mais cansativa, mas o chão de pedras e a vegetação ao redor valem o esforço! Sem falar dos pássaros e macaquinhos que aparecem pelo caminho.

Ah… e Convento tem se modernizado. Se não der para visitar agora, que tal já começar a pedir as graças? Dá pra acender uma vela online e deixar o nome no Livro de Orações do Convento: http://conventodapenha.org.br/acenda-uma-vela

Vai pessoalmente? Olha o horário das missas:
De 2a a 6a feira  06h; 07h; 08h; 09h30 e 15h
Sábado  06h; 07h30; 09h; 11h e 15h30
Domingo 05h; 07h; 09h; 11h, 14h e 16h7

 

 

3 comentários sobre “Ah…o Convento da Penha!

  1. Pingback: Convento da Penha – Meu lugar preferido | VIAGEM MASSA

Oba! Comentários são uma alegria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s