Dizem que a água é santa e a pedra é libertadora: Santuário de Santa Luzia – ES

Essa é a pedra do perdão. Você conseguiria passar pela fenda, entre as duas rochas? pedra do perdão iúna

Já já você vai entender o motivo da pergunta….

No sul do Espírito Santo, em Iúna, existe um santuário para Santa Luzia, a protetora dos olhos e da visão.  Da fonte que há no local jorra água fresca, limpa e, de acordo com muitos fiéis, milagrosa. A água foi canalizada e muita gente chega de longe para beber e levar um pouquinho pra casa. O ritual de fé inclui também lavar os olhos três vezes, para garantir proteção.água santa iúna

Santa LuziaContam os moradores da região que lá por 1860 um frei, Bento de Gênova, fez um retiro na mata, bebeu a água da fonte, e de lá voltou bem melhor de suas enfermidades. Foi aí que nasceu o nome: Água Santa.

No santuário há uma espécie de caverna dos milagres, onde ficam guardados os ex-votos, que são objetos oferecidos depois de uma graça alcançada.milagres de santa luzia

E tem a pedra do perdão ou pedra do pecado, aquela da foto.  Dizem que se você conseguir atravessar três vezes, seus pecados são perdoados. Dependendo do pecado, ou se for coisa demais, corre o risco de ficar entalado lá. E aí, só com a ajuda de um padre e muita reza pra soltar!

Pedra do perdão iúna

Pecado, que não tem? Mesmo assim resolvi arriscar. Gente, é muito apertado, dá uma agonia!! E o medo de não conseguir passar e todo mundo perceber que você é pecador-mor?  E não tem essa de estar fora de forma. Tem gordinho que consegue e magrinho que não passa, eu vi. Será que consegui chegar até o final? Ah…vai ter que ver o vídeo pra descobrir! É só clicar aqui pra acompanhar minha “agonia”.

Pedramissaplaca

Ô meu Deus, não vou fazer isso com vocês não, porque vocês são muito legais com o VIAGEM MASSA.  Pode deixar que eu conto: passei sim. Três vezes. No su-fo-co!  Agora você já sabe, mas vale a pena ver o vídeo (é rapidinho) pra sentir como é realmente.

Tem muita gente que leva na brincadeira, claro. Mas sabia que as pessoas que acreditam realmente ficam olhando meio ressabiadas pra quem não consegue passar?  Eu, na dúvida, fiquei mesmo mentalizando… não senti nada de diferente depois de passar pela rocha, mas espero ter deixado um pouco dos pecadilhos pra trás.

Serviço:

Iúna fica a aproximadamente 180 quilômetros de Vitória. Basta seguir pela BR 262. Missas no santuário de água santa acontecem todo dia treze, às 7 da manhã.  Em Dezembro, no dia de Santa Luzia, há várias missas.

Eu fui à Iúna para fazer uma reportagem. A matéria completa, da TV Tribuna-SBT, você pode ver clicando aqui no azulzinho.

Eu e o Francisco Abreu

santa luzia

Oração de Santa Luzia 

Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os Vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.

Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus. E Deus com milagre extraordinário Vos devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar Vossa virtude e Vossa fé.

Protetora das doenças dos olhos, eu recorro a Vós…

(Faça a sua intenção)

Para que protegeis as minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos.

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, da fé, pelos quais eu posso ver meu Deus e aprender os seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a Vós.

Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.

Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.

Santa Luzia, rogai por nós.

Amém.

12 comentários sobre “Dizem que a água é santa e a pedra é libertadora: Santuário de Santa Luzia – ES

  1. Oi preciso ir lá diante meu problema de baixa visão , aí minha Santa Luzia … Onde ficar mais próximo um Hotel ou pousada ? Sou do RJ
    Bj
    LiLi

    • Lili. Você poderia se hospedar em Iúna mesmo. Pesquisei aqui três hotéis: Hotel Catuaí, Hotel São Judas Tadeu, e Hotel Beira Rio. Nunca me hospedei na cidade, por isso não posso garantir que são bons. Se tiver mais tempo, pode se hospedar em Vitória, alugar um carro e conhecer, além do santuário, outros lugares lindos do nosso Espírito Santo. Ah, se não der pra visitar… faça a oração com fé. Um abraço”!

  2. Muito bacana. Vou dar uma passadinha por lá. Meu sonho é abandonar os óculos, rs. Assim aproveito para medir os pecados na fenda, rs. Há… e se não conseguir passar por elas, qual será o problema, afinal, como você mesma diz no decorrer do texto: “Pecado, quem não tem?”. rsrs Parabéns pelo blog. Gostei, de verdade.

Oba! Vai deixar um comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s